1. O que são pulgas?
As pulgas são pequenos insetos que parasitam cães, gatos além de outros animais. Existem várias espécies de pulgas, mas Ctenocephalides felis felis, Ctenocophalides canis, Pulex spp são as espécies de maior importância em cães e gatos, principalmente a Ctenocephalides felis felis, responsável por 90% das infestações tanto em cães como em gatos
2. De que a pulgas se alimentam?
Nos animais as pulgas se alimentam de sangue e restos celulares. As pulgas também podem picar o ser humano em casos de infestações maciças ou quando da ausência de animais por longos períodos. Uma única pulga pode picar o animal de 20 a 30 vezes por dia, ocasionando grande desconforto nos animais.
3. Qual o ciclo da pulga?
É muito importante conhecer o ciclo da pulga, pois assim, para que sejam adotadas medidas de controle e erradicação mais eficazes.
A pulga apresenta 4 estágios de vida. A primeira forma é a pulga adulta, que infesta os animais e é visível a olho nu, representando somente 5% da população total, o que significa que, para cada 5 pulgas que encontramos no animal existem outras 95 formas de pulga no ambiente.
A segunda forma são os ovos, que são depositados diariamente pelas pulgas adultas no pelame dos animais. Estes ovos caem no chão infestando o ambiente (correspondem a 50% da população).
Dos ovos eclodem as larvas (35% da infestação), que posteriormente se transformam em pulpas (casulos). As pulpas, são altamente resistentes no ambiente, podendo permanecer viáveis por períodos tão longos quanto 15 meses.
Finalmente, estas pulpas se transformam em pulgas adultas. O ciclo das pulgas, ou seja, esta passagem de ovo – larva – pulpa – pulga adulta, em clima tropicais, como o Brasil, pode ocorrer em 15 dias, podendo demorar até mesmo um ano em regiões onde as condições que não sejam favoráveis (pouca umidade e baixas temperaturas).
4. Quanto tempo vive uma pulga?
A pulga adulta pode viver no animal durante 20 dias ou mais, período em que pode depositar cerca de 20 a 50 ovos por dia, ou seja, uma única pulga pode gerar de 400 a 1000 novas pulgas durante sua vida. Os outros estágios de vida como ovos, larvas e pulpas podem sobreviver, em condições de temperatura e umidade favoráveis, longos períodos no ambiente, permanecendo viáveis por mais de um ano.
5. Quais são as chances do meu animal pegar pulga?
As pulgas podem ser transmitidas de um animal ao outro pelo contato direto ou pelo contato indireto, ou seja, pela introdução de um animal em um local onde há pulgas. As pulgas também podem ser transmitidas através de roupas, sapatos, caminhas, casinhas infestadas.
Todos os animais que têm acesso à rua, frequentam parques, praças, creches, canis, hotéis, pet shop, banho e tosa, ou seja, locais onde há um grande fluxo de animais apresentam maiores chances de se infestar por pulgas.
6. As pulgas oferecem risco à saúde do meu animal?
As pulgas podem transmitir doenças aos cães e gatos. Elas estão envolvidas no ciclo de vida do Dipylidium caninum, um verme intestinal. Em gatos, as pulgas podem transmitir um parasita sanguíneo que leva a anemia.
Além disso, as pulgas causam coceira, desconforto e incômodo para o animal, diminuindo sua qualidade de vida e acarretando problemas de pele como as infecções bacterianas e alergia à picada de pulgas, também conhecida como DAPP.
7. Como acabar com as pulgas?
O controle das pulgas para ser efetivo deve envolver o tratamento do animal e também do ambiente, visto que, 95% da população das pulgas encontram-se no ambiente em forma de ovos, larvas e pupas ( ver figura do ciclo da pulga). O tratamento somente do animal, sem que seja feito o controle do ambiente, resultará em uma nova reinfestação. Atualmente, existem no mercado produto bastante eficazes que culminam em uma morte mais rápida das pulgas, o que auxiliam controle ambiental por impedir a infestação do ambiente
8. Como proteger o animal contra as pulgas?
O controle de pulgas ano animal deve ser realizado com produtos veterinários específicos para este fim, dando preferência para aqueles que apresentem alto poder residual, ou seja, que tenham a capacidade de permanecer na pele do animal por períodos prolongados como 30 dias ou mais. Todos os animais da casa, sejam gatos ou cachorros, deve ser tratado.
Os shampoos, talcos, sabonetes por terem período residual curto são considerados menos eficazes. Coleira e produtos spot on são eficazes, porém seu período de ação pode ser reduzido em caso de banhos muito frequentes. Produtos de uso oral em geral, apresentam uma taxa de eficácia maior por terem seu período de ação menos influenciado por condições externas como frequência de banhos, chuvas.
9. Como tratar o ambiente?
Os ovos, larvas e pupas das pulgas preferem lugares escuros e escondidos, sendo encontrados em tapetes, carpetes, frestas de taco e tábuas de madeira. Os locais que os animais dormem ou passam mais tempo são os locais que devem receber atenção especial no controle ambiental.
O controle do ambiente pode ser feito com a aplicação de produtos específicos para ambiente que são diluídos em água. Esses princípios ativos devem ser aplicados segundo as recomendações da bula, com frequência semanal, quinzenal ou mensal, dependendo do grau de infestação. É importante lembrar que estes produtos são venenos, com risco de intoxicação para os animais, por isso devem ser somente usados no ambiente, nunca no animal. Os animais devem ser removidos do local antes aplicação e devem retornar somente após 3h da aplicação do produto
Existe no mercado um medicamento, conhecido como “Anticoncepcional para pulgas” , que é um comprimido de uso mensal que impede que as larvas das pulgas eclodam dos ovos, quebrando o ciclo da pulga, controlando assim a infestação do ambiente a longo prazo, para melhores resultados deve ser usado por um período mínimo de 6 meses.
Existem ainda sprays antipulgas de uso específico para ambiente, que podem ser aplicados diretamente ( sem diluição em água) em caminhas, sofás, tapetes e carpetes que auxiliam no controle do ambiente, ex: Mypet aerossol®/Ceva, Fleegard®/Bayer
10. Quais medidas posso adotar para ajudar no controle das pulgas?
- Utilize mensalmente produtos específicos para prevenção de pulgas em todos os animais da casa ( ver tópico 8).
- Dedetize o ambiente regularmente, em caso de infestação importante ( ver tópico 9).
- Lave caminhas, roupinhas, cobertores semanalmente.
- Deixe as caminhas, roupinhas, cobertores em banho de sol diariamente, se possível.
- Utilize aspirador de pó de duas a três vezes por semana no chão, tapete, sofá, caminha e inclusive no carro, caso o animal passeie bastante no veículo. O aspirador auxilia na remoção mecânica das formas larvais das pulgas, mas não se esqueça de remover o filtro do aspirador de pó após cada limpeza.
Responsável pelo serviço de dermatologia veterinária na UniCare Vet Campinas:
Dermatologista Veterinária CRMV-SP 19316